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Ensino Médio

Atividades » Ensino Médio » Conhecendo as terras indígenas
FONTE: IBGE
objetivos
  • Realizar pesquisa sobre informações indígenas em gráficos e mapa;
  • interpretar as informações coletadas e divulgá-las para a turma e
  • participar de debate sobre os temas trabalhados.
conteúdos
  • Terras indígenas
  • População indígena
  • Leitura e análise de gráficos e mapa
  • Interpretação, registro e divulgação de informações
recursos
  • Computadores com acesso à internet para a pesquisa das informações.
  • Para conhecer melhor como as informações sobre os indígenas foram coletadsa no Censo 2010 e alguns de seus resultados, veja com sua turma uma entrevista com a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira.
1ª etapa:
  • 1 - Um grande número de informações sobre os indígenas coletadas pelo IBGE foram disponibilizadas no site http://indigenas.ibge.gov.br/.
    Através do link http://www.censo2010.ibge.gov.br/terrasindigenas/ os alunos podem pesquisar informações importantes sobre os habitantes de terras indígenas.
  • 2 - Proponha aos alunos um trabalho de pesquisa sobre aspectos sociais dos indígenas que vivem nessas terras. Cada grupo deverá escolher cinco terras e pesquisar as informações presentes nos gráficos e mapas: localização territorial, população, alfabetização, registro de nascimento, rendimento e tipos de domicílio.
2ª etapa:
  • 1 - Organize com os alunos formas de exibir os resultados e conclusões da pesquisa para a turma: vídeo, cartaz, apostila, apresentação em Power Point e outros.
  • 2 - Os grupos deverão criar formas de divulgação de suas pesquisas para toda a escola: cartazes, seminários, apresentações em audiovisual e outros. Peça aos alunos que pesquisem imagens em revistas e na internet, para serem usadas na apresentação.
  • 3 - Ao final da apresentação promova um debate sobre os resultados encontrados e as interpretações de cada grupo.

Atividades de Matemática

Atividades de Funções - 12 ANO - Função Exponencial - Exercício 2

Determine, em\mathbb{R}  , o conjunto solução de cada uma das seguintes condições:

1. 2^{5-x}-64=0

2. 3^{8x}=9^{x^{2}+3}

3. log_{3}(8+x^{2})=2+log_{3}x

4. log_{4}(3x+2)>2+log_{4}(1-2x)

Atividades de Matemática Resolução: Atividades de Funções - 12 ANO - Função Exponencial - Exercício 2

Atividades de Funções - 12 ANO - Função Exponencial - Exercício 1

Considere a funçãof , definida em \mathbb{R}  , porf (x) = 5^{x+2} -125 .

1. Determine as coordenadas dos pontos de interseção do gráfico def com os eixos coordenados.

2. Caracterize a função inversa de f.

Atividades de Matemática Resolução: Atividades de Funções - 12 ANO - Função Exponencial - Exercício 1
   

Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 3 - Geometria -Trapézio


Num trapézio, a base maior mede menos 2 m do que a altura e a base menor mede menos 4 m do que a altura.
Se a área do trapézio é 40 m2, quanto mede a altura?

exercicio-3-trapezio
Atividades de Matemática Resolução: Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 3 - Geometria -Trapézio
   

Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 2 - Geometria

Na figura, [ABC] é um triângulo isósceles e [CM] a altura relativa à base [AB]. De acordo com os dados da figura determine:
1. O valor de x   .
2. \overline {AC}   .
3. A área do triângulo [ABC].
(As medidas são em metros.)

exercicio-2

Atividades de Matemática Resolução: Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 2 - Geometria
   

Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 1 - Geometria


A figura mostra uma sala com 3 metros de altura. O chão é retangular e o comprimento deste excede a largura em 2 metros.

exercicio-1

1.
Sendo\small x  a largura da sala, escreva, em função de\small x uma expressão que represente: 
(a) a área do chão;
(b) a área da cada parede

2.
Se se gastaram \small 107m^{2}    de papel para forrar as paredes e o teto, quanto dinheiro se vai gastar para colocar  madeira no chão ao preço de R$466 o metro quadrado da madeira?

Atividades de Matemática Resolução: Trigonometria do Triângulo Retângulo - Exercício 1 - Geometria
   

Exame Nacional de Matemática 12º Ano 2ª Fase 2011 - Grupo 2 - Exercício 6

Para a{\text{ }}{\text{, }}b{\text{ e }}n  ,  números reais positivos, considere a funçãof   , de domínio\mathbb{R}  , definida por:

\large f\left( x \right) = a\cos \left( {nx} \right) + b\operatorname{sen} \left( {nx} \right)

Sejaf''  a segunda derivada da funçãof.

Mostre quef''\left( x \right) + {n^2}f\left( x \right) = 0   , para qualquer número realx  .
Atividades de Matemática Resolução: Exame Nacional de Matemática 12º Ano 2ª Fase 2011 - Grupo 2 - Exercício 6
   

3º ANO
 Fatorial


Jogos matemáticos

m.m.c   e m.d.c

 

Jogos de lógica e raciocínio

 Sudoku

 

Estudo de Determinantes

Matriz e Determinante
Determinante - power point

Determinante - power point

Determinante 1

Regra de Sarrus

Exercício - determinante de 3ª ordem

Revisão - Regra de Sarrus


MATEMÁTICA- NÚMEROS COMPLEXOS 

Primeira aula do SejaferaVideos sobre Números Complexos. Contém os assuntos: Introdução; definição; Imaginário Puro; Números reais; Forma Algébrica de um complexo.

 

 Segunda aula do SejaferaVideos de Matemática sobre Números Complexos. Contém os assuntos: Operações; Complexo conjugado

 

Terceira aula do SejaferaVideos sobre Números Complexos. Contém os assuntos: Potências da unidade imaginária i

 
4 Aula












 

LÍNGUA PORTUGUESA

Figuras de Linguagem

O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior expressividade, refere-se às figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

Fonte:Brasil Escola


As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Figuras de som

a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.
“Esperando, parada, pregada na pedra do porto.”

b) assonância: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos.
“Sou um mulato nato no sentido lato
mulato democrático do litoral.”

c) paronomásia: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos.
“Eu que passo, penso e peço.”

Figuras de construção

a) elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.
“Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia)

b) zeugma: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes.
Ele prefere cinema; eu, teatro. (omissão de prefiro)

c) polissíndeto: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período.
“ E sob as ondas ritmadas
e sob as nuvens e os ventos
e sob as pontes e sob o sarcasmo
e sob a gosma e sob o vômito (...)”

d) inversão: consiste na mudança da ordem natural dos termos na frase.
“De tudo ficou um pouco.
Do meu medo. Do teu asco.”

e) silepse: consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser:

• De gênero
Vossa Excelência está preocupado.

• De número
Os Lusíadas glorificou nossa literatura.

• De pessoa
“O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.”

f) anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra.
A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa.

g) pleonasmo: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.
“E rir meu riso e derramar meu pranto.”

h) anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
“ Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer”

Figuras de pensamento

a) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.
“Os jardins têm vida e morte.”

b) ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”

c) eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

d) hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

e) prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

f) gradação ou clímax: é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax)
“Um coração chagado de desejos
Latejando, batendo, restrugindo.”

g) apóstrofe: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada).
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!”

Figuras de palavras

a) metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
“Meu pensamento é um rio subterrâneo.”

b) metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe:
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)

c) catacrese: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado.
O pé da mesa estava quebrado.

d) antonomásia ou perífrase: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade:
...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles)

e) sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

Vícios de linguagem

A gramática é um conjunto de regras que estabelece um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas, em se tratando da linguagem escrita.  O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior expressividade, refere-se às figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

a) barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta.
pesquiza (em vez de pesquisa)
prototipo (em vez de protótipo)

b) solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática.
Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordância)

c) ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido.
O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?)

d) cacófato: consiste no mau som produzido pela junção de palavras.
Paguei cinco mil reais por cada.

e) pleonasmo vicioso:  consiste na repetição desnecessária de uma ideia.
O pai ordenou que a menina entrasse para dentro imediatamente.
Observação: Quando o uso do pleonasmo se dá de modo enfático, este não é considerado vicioso.

f) eco: trata-se da repetição de palavras terminadas pelo mesmo som.
O menino repetente mente alegremente.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura


Matrizes - 2º Ano

Simulado

Prova ENEM 2011

 

Projeto: "O Homem que Calculava"

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